domingo, 7 de fevereiro de 2010

O som da mbira


As recriações históricas que se vão envidando por este país fora, para além do seu carácter cultural e educativo, proporcionam pontos de encontro de diversas culturas. Na edição de 2009 da recriação intitulada "Os Hospitalários no Caminho de Santiago" tivemos oportunidade de entrevistar muitos dos intervenientes nas encenações e espectáculos que avivaram o Mosteiro de Leça do Balio e a zona envolvente focando-nos não só no trabalho que ali desenvolveram como também nas suas identidades e património culturais.
Numa das salas do Mosteiro que acomodava os bastidores dos actores da encenação conhecemos o Abi, executante de mbira, um instrumento oriundo do continente africano. A mbira consite num instrumento da família dos lamelofones, caracterizando-se, essencialmente, pelas línguas de metal que produzem o som quando pressionadas pelos dedos e uma caixa de ressonância em forma de cabaça.
Este actor proporionou-nos um breve momento de cariz africano ao som deste exótico instrumento, o qual registámos e aqui partilhamos.

Sérgio Marques e António Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário